Na escola, a situação é pior. Professores e alunos vivem juntos durante anos dentro da sala de aula, mas são estranhos uns para os outros. Eles se escondem atrás dos livros, das apostilas, dos computadores. A culpa é dos ilustres professores? Não! A culpa, como veremos, é do sistema educacional doentio que se arrasta por séculos.
As crianças e os jovens aprendem a lidar com fatos lógicos, mas não sabem lidar com fracassos e falhas. Aprendem a resolver problemas matemáticos, mas não sabem resolver seus conflitos existenciais. São treinados para fazer cálculos e acertá-los, mas a vida é cheia de contradições, as questões emocionais não podem ser calculadas, nem têm conta exata.
Os jovens são preparados para lidar com decepções? Não! Eles são treinados apenas para o sucesso. Viver sem problemas é impossível. O sofrimento nos constrói ou nos destrói. Devemos usar o sofrimento para construir a sabedoria. Mas quem se importa com a sabedoria na era da informática?
Os jovens conhecem cada vez mais o mundo em que estão, mas quase nada sobre o mundo que são. No máximo conhecem a sala de visitas da sua própria personalidade. Quer pior solidão do que esta? O ser humano é um estranho para si mesmo! A educação tornou-se seca, fria e sem tempero emocional. Os jovens raramente sabem pedir perdão, reconhecer seus limites, se colocar no lugar dos outros.
Trago alguns comentários da obra de Augusto Cury (pais brilhantes filhos fascinantes),com muito orgulho,pois sei que esta obra foi e sera de grande valia para muitos que estão revoltados contra esse sistema ipo-crita e mentiroso,onde dizem que se preocupam com os jovens fazendo uma aprovação alto-matica nas escolas publicas....
Para onde vão os nossos jovens desse jeito??????
Doval r. silva
O pior é que as pessoas só querem julgar e punir os jovens e adolescentes pelos seus erros mas as vezes não percebem que eles só precisam ser ouvidos e compreendidos.
ResponderExcluirParabéns pelo blog,muito bom mesmo!
ResponderExcluir