terça-feira, 1 de novembro de 2011

Os desafios de Josué.


            Os desafios de Josué. (Josué 1:1,2,3,4,5,6,).

Quem foi Moises?  Moises foi um dois maiores lideres que já houve em toda a historia de Israel,e na historia da humanidade. O autor do Pentateuco e é considerado o maior profeta de toda a historia pelos Judeus.
Moises foi:Libertador,líder,legislador,mediador e profeta.
*Como mediador intercedeu pelo povo varias vezes.
Falar da historia de Moises:
Nascimento , foi encontrado no rio,foi criado pela sua própria mãe,matou um egípcio e o enterrou na areia ,foge para Midiã com medo de Faraó etc...
O encontro dele com Deus:
Teve uma das maiores experiências de sua vida no Monte horebe  , e ali Deus manda ele voltar para o Egito para libertar o povo  de Israel que estava sendo cativo por Faraó.(Ex.3:1ss).
*Onde Moises estava ali estava Josué. (Ex.24:13ss.).Moises no monte 40 dias e 40 noites .
*Moises vê a terra prometida e morre.(Ex.34:1ss.).
Mensagem. Os desafios de Josué.
*Se levantar. Ele e todo o povo estavam de luto pela morte de Moises.(eles tinham todo o direito de estarem daquele  jeito ).Deus anima a Josué pois sabia que se ele se levantasse todo o povo iria se levantar também.E o fato de Josué ter se levantado deu animo a todas as famílias que estavam presentes naquele momento.
*(Josué não pode ficar deitado).*
Obedecer a ordem de Deus significa,viver uma nova vida .Só temos uma nova vida guando estamos dispostos a deixar para traz os nossos conceitos e pré-conceitos .Na família não é aquilo que eu acho ,mas aquilo que nos achamos,não é aquilo que eu penso ,mas quilo que nos pensamos etc...
*Passar o Jordão.Significa ter vitoria. O rio tem profundidade média de 1 a 3 metros e largura de 30 metros. Na maior parte de seu curso o rio se encontra abaixo do nível do mar, chegando a 390 metros abaixo deste nível ao desembocar no Mar Morto.(é a parte mais baixa da terra.)
Jordão significa “aquele que desce” ou também “lugar onde se desce”.
Quando Israel chegou nas margens do rio,o rio estava cheio pois era o tempo da ceifa.(Josué 3:15).
*Ser um líder.Foi o primeiro a passar pelo Jordão(tinha que vencer o medo.Foi o 1º desafio que ele enfrentou após a morte de Moises).
Josué só apareceu depois que Moises morreu,pois aqui ele aparece não como um servo ,mas como um líder.
Hoje é o dia de atravessarmos o Jordão da nossa vida .
Ev. Doval R. Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário