sexta-feira, 4 de novembro de 2011

O homem que não tinha tempo

De valor a uma AMIZADE.

Ser amigo não é...
1.Agir com interesse.
 (Pv 3.27; 14.20; 19.4; Lc 6.32-36).
2.Elogiar o próximo (Pv 27.21; 29.5). Lisonja= louvor exagerado, adulação,etc. Adular = Bajular .
3. Dizer sempre “Sim” para o outro (Gn 2.16,17; Mt 5.37; 21.28-31).
  Ser amigo é...
1.Relacionar-se com o próximo sem interesses (Mq 3.11; 1 Co 10.24,33; 13.5; Jd 16). É aceitar o outro pelo que é, não por aquilo que pode dar.
2. Dizer “Não” quando necessário (Gn 2.16,17; Mt 5.37; Tg 5.12).
3.Buscar estar junto do outro (Êx 33.11; Dt 34.9; 1 Rs 19.3; Jo 6.66-69).


LIÇÃO DE AMIZADE 

Um homem, seu cavalo e seu cão, caminhavam por uma estrada.
Depois de muito caminhar, esse homem se deu conta de que ele, seu cavalo e seu cão haviam morrido num acidente.
Às vezes os mortos levam tempo para se dar conta de sua nova condição...

A caminhada era muito longa, morro acima, o sol era forte e eles ficaram suados e com muita sede. Precisavam desesperadamente de água.
Numa curva do caminho, avistaram um portão magnífico, todo de mármore, que conduzia a uma praça calçada com blocos de ouro, no centro da qual havia uma fonte de onde jorrava água cristalina.
O caminhante dirigiu-seBom dia, ele disse.
   Bom dia, respondeu o homem.
   Que lugar é este, tão lindo? ele perguntou.
   Isto aqui é o céu, foi a resposta..
   Que bom que nós chegamos ao céu, estamos com muita sede, disse o homem.
   O senhor pode entrar e beber água à vontade, disse o guarda,indicando-lhe a fonte.
   Meu cavalo e meu cachorro também estão com sede.
   Lamento muito, disse o guarda. Aqui não se permite a entrada de animais.
  O homem ficou muito desapontado porque sua sede era grande. Mas ele não beberia, deixando seus amigos com sede. Assim, prosseguiu seu caminho.
 Depois de muito caminharem morro acima, com sede e cansaço multiplicados, ele chegou a um sítio, cuja entrada era marcada por uma porteira velha semi aberta.
  A porteira se abria para um caminho de terra, com árvores dos dois lados que lhe faziam sombra.
  À sombra de uma das árvores, um homem estava deitado, cabeça coberta com um chapéu, parecia que estava dormindo.
   Bom dia, disse o caminhante.
   Bom dia, disse o homem.
   Estamos com muita sede, eu, meu cavalo e meu cachorro.
   Há uma fonte naquelas pedras, disse o homem e indicando o lugar. Podem beber à vontade.
 O homem, o cavalo e o cachorro foram até a fonte e mataram a sede.
   Muito obrigado, ele disse ao sair.
   Voltem quando quiserem, respondeu o homem.
   A propósito, disse o caminhante, qual é o nome deste lugar?
   Céu, respondeu o homem.
   Céu? Mas o homem na guarita ao lado do portão de mármore disse que lá era o céu!
  Aquilo não é o céu, aquilo é o inferno.
 O caminhante ficou perplexo.
   Mas então, disse ele, essa informação falsa deve causar grandes confusões.
   De forma alguma, respondeu o homem.
Na verdade, eles nos fazem um grande favor.Porque lá ficam aqueles que são capazes de abandonar seus melhores amigos, por puro egoísmo..."

Um comentário: